Um chapecoense com talento de sobra, gols e histórico de sucesso na Espanha. Pito é outro jogador de futsal nascido no Oeste de Santa Catarina que tem conquistado títulos – inclusive em cima do Barcelona, do conterrâneo Ferrão – e empilhado bons desempenhos na Europa. 72332m
O pivô de 29 anos é um dos destaques do Movistar Inter nesta temporada. Com 12 gols em 22 partidas, o jogador vive uma grande fase, mas promete que tentará se manter em alta nos próximos compromissos, entre eles a Liga dos Campeões de Futsal, que começa nas próximas semanas.

Pito conquistou a Copa da Espanha e a Supercopa pelo Movistar Inter — Foto: Arquivo Pessoal
– Estou em um momento muito bom da minha carreira, com dois títulos em 15 dias. Desde que cheguei no clube estou conquistando várias coisas e me sentindo muito bem, isso que é importante. Estou aproveitando ao máximo meu momento, porque sei que pode ar, mas trabalhando duro para demorar o mais tempo possível – falou em entrevista ao ge.
Mas nem sempre Pito esteve ao lado do sucesso. Antes de se tornar jogador profissional, chegou a ver o sonho ficar distante duas vezes por não poder seguir com os treinamentos em Chapecó.

Pito chegou a jogar campeonatos amadores em Chapecó até receber convite do amigo Rodney (de camisa branca na foto) — Foto: Arquivo pessoal
– Depois, uns dois ou três anos, não tinha minha categoria na AABB (clube onde jogava) em Chapecó. Ou treinava com o adulto ou não tinha. Naquela época eu não estava tão bem, então não tinha condição de jogar no adulto. Tive que parar, mas sempre com o pensamento de um dia ser jogador.
A chance de voltar a jogar surgiu com o convite de um antigo companheiro, que foi a porta de entrada para uma carreira que resultaria em sucesso internacional e convocações para a seleção brasileira.
– Tive oportunidades de jogar municipais amadores em Chapecó e depois uma oportunidade que abracei muito forte, quando meu amigo Rodney me indicou para jogar no sub-20 em Criciúma. Pude retomar e desde então não parei e não larguei mais o futsal.